quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Capoeira é o caminho para a inserção social


 
Notícia publicada na edição de 08/12/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 010 do caderno A Projeto do Mestre Cuco atende 800 crianças de oito bairros - Por: LUIZ SETTIHoje, durante a cerimônia de homenagem aos 48 anos de emancipação de Votorantim, um grupo de crianças e adolescentes que treina capoeira fará uma apresentação no desfile. Treinadas pelo mestre Cuco, cujo nome de batismo é Manoel Troiano dos Santos. Nascido em Sorocaba e criado em Votorantim, Cuco passou a se dedicar ao trabalho social com crianças carentes em 1984, quando abriu a primeira academia em Votorantim. O objetivo do mestre era fazer com que a sociedade compreendesse que a capoeira é uma defesa pessoal, mas, antes disso, tem a ver com a cultura e a história de um povo.

A capoeira é vista hoje, segundo ele, como uma dança, um jogo e, por isso, atrai tanto as crianças como adolescentes. Oitocentas crianças são atendidas pelo projeto do mestre Cuco em oito bairros de Votorantim, numa parceria com a Secretaria Municipal da Cidadania e Geração de Renda (Seci). A mesma ação ocorre em Sorocaba, no Parque dos Espanhóis. A capoeira é levada pelo mestre aos bairros Tatiana, Green Valley, bairro dos Morros, Pró-Morar, Itapeva, Serrano e Archila.

As atividades em Votorantim, ontem, concentraram-se na Pastoral do Menor, no bairro Barra Funda. Toda a ação social começou com o projeto criado por ele e chamado de Capoerança e sempre foi voltado para crianças e adolescentes. Muitos que fizeram as aulas com o mestre Cuco tornaram-se mestres também e fizeram estágio em outros países, como México e Chile. "A prática da capoeira é uma oportunidade para eles terem também uma profissão", afirma. Menores infratores são encaminhados pela Justiça para ter aulas com mestre Cuco e descobrem a arte da capoeira. (F.G.)